A dica de hoje para melhorar seu desempenho é um dos métodos mais simples, diretos e antigos conhecidos. Para muitas pessoas, essa dica tem o potencial de ter um impacto maior do que qualquer outra ação única. A dica? Você deve cortar a cafeína; e como qualquer bebedor de cafeína pode atestar, isso é mais fácil dizer do que fazer.

Para aqueles que não estão cientes, a capacidade de gerenciar suas emoções e permanecer calmo sob pressão tem um link direto para sua performance. Institutos realizaram pesquisas com mais de um milhão de pessoas, e descobriram que 90% dos melhores desempenhos possuem elevada inteligência emocional. Esses indivíduos são habilidosos em gerenciar suas emoções (mesmo em tempos de alto estresse), a fim de manter a calma e o controle.

O bom: não é realmente bom

A maioria das pessoas começa a beber cafeína porque faz com que elas se sintam mais alertas e melhora seu humor. Muitos estudos sugerem que a cafeína realmente melhora o desempenho das tarefas cognitivas (memória, capacidade de atenção, etc.) durante um curto prazo. Infelizmente, esses estudos não consideraram os hábitos de consumo de cafeína dos participantes. Novas pesquisas mostram que o desempenho aumenta devido à ingestão de cafeína acontece com um efeito rebote no momento da retirada da cafeína. Ao controlar o uso de cafeína em participantes do estudo, os pesquisadores descobriram que a melhoria do desempenho relacionada à cafeína é inexistente sem a retirada de cafeína. Em essência, parar de consumir cafeína reduz o seu desempenho cognitivo e tem um impacto negativo no seu humor. A única maneira de voltar ao normal é beber cafeína, e quando você beber, você sentirá que está indo novamente para as alturas. Na realidade, a cafeína está apenas levando seu desempenho de volta ao normal por um curto período.

O ruim: adrenalina

Beber cafeína desencadeia a liberação de adrenalina. A adrenalina é a fonte da resposta de “luta ou fuga”, um mecanismo de sobrevivência que o obriga a se levantar e lutar ou correr para as colinas diante de uma ameaça. Isso é ótimo quando um urso está perseguindo você, mas não é tão bom quando você está respondendo a um e-mail curto. Quando a cafeína coloca seu cérebro e seu corpo nesse estado desperto, suas emoções superam seu comportamento.

Irritabilidade e ansiedade são os efeitos emocionais mais comuns da cafeína, mas a cafeína permite que todas as suas emoções se responsabilizem.

Os efeitos negativos de uma onda de adrenalina gerada pela cafeína não são apenas comportamentais. Pesquisadores descobriram que grandes doses de cafeína aumentam a pressão arterial, estimulam o coração e produzem uma respiração rápida e superficial; e privam o cérebro do oxigênio necessário para manter seu pensamento calmo e racional.

O feio: sono

Seu autocontrole, foco, memória e velocidade de processamento de informações são reduzidos quando você não obtém o suficiente ou o tipo certo de sono. Seu cérebro é muito inconstante quando se trata de dormir. Para você acordar se sentindo descansado, seu cérebro precisa passar por uma elaborada série de ciclos. Você pode ajudar este processo e melhorar a qualidade do seu sono, reduzindo a ingestão de cafeína.

É por isso que você vai querer: a cafeína tem uma meia-vida de seis horas, o que significa que leva um total de vinte e quatro horas para sair do seu sistema. Tome uma xícara de café às oito da manhã e você ainda terá 25% da cafeína em seu corpo às oito da noite. Qualquer coisa que você beber após o meio dia ainda estará com 50% de força na hora de dormir. Qualquer cafeína na corrente sanguínea — com os efeitos negativos que aumentam com a dose — torna mais difícil adormecer.

Quando você finalmente adormece, o pior ainda está por vir. A cafeína interrompe a qualidade do seu sono, reduzindo o sono rápido do movimento dos olhos (REM), o sono profundo quando seu corpo se recupera. Quando a cafeína interrompe seu sono, você acorda cansado no dia seguinte. Naturalmente, você estará inclinado a tomar uma xícara de café ou uma bebida energética para tentar se sentir melhor. A cafeína produz surtos de adrenalina, o que aumenta sua desvantagem emocional. A retirada da cafeína e a falta de sono deixam-no cansado durante a tarde, então você bebe mais cafeína, o que deixa ainda mais em sua corrente sanguínea na hora de dormir. A cafeína cria muito rapidamente um ciclo vicioso.

 

Retirada

Como qualquer estimulante, a cafeína é fisiologicamente e psicologicamente viciante. Se você optar por diminuir a ingestão de cafeína, você deve fazê-lo lentamente sob a orientação de um profissional médico qualificado. Os pesquisadores descobriram que a retirada de cafeína causa dor de cabeça, fadiga, sonolência e dificuldade em se concentrar. Algumas pessoas relatam sentir sintomas gripais, depressão e ansiedade após reduzir a ingestão por apenas uma xícara por dia. Reduzir lentamente sua dose de cafeína a cada dia pode reduzir significativamente esses sintomas de abstinência.

 

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