Decidir tudo, desde de qual par de meias usar até qual candidato contratar é cumulativamente esgotante.

Tomar decisões, mesmo pequenas, aparentemente inofensivas, pode nos desgastar com o tempo. Todos os dias devemos decidir como gastar cada minuto acordado – o que comemos e como nos vestimos, como trabalhamos ou como gastamos nosso tempo livre. Na hora de dormir, a pessoa média já tomou 35.000 decisões. Toda decisão requer tempo e energia; isso esgota nossa força de vontade.

Isso é chamado de fadiga de decisão e é diferente da fadiga física. Você não está consciente de estar cansado, mas está com pouca energia mental. Quanto mais escolhas você fizer ao longo do dia, mais difícil será para o seu cérebro e, eventualmente, ele procurará atalhos. Isso pode fazer com que você se torne imprudente em sua tomada de decisão, agindo impulsivamente ao invés de pensar nas coisas. Ou você pode simplesmente não fazer nada, o que pode criar problemas maiores a longo prazo.

Felizmente, há muitas maneiras de evitar que isso aconteça. Aprenda como você pode combater a fadiga de decisões, reabastecer sua força de vontade e aumentar sua produtividade durante um dia cheio de decisões com estes cinco passos simples.

 

1. Tome menos decisões.

A melhor maneira de reduzir a fadiga de decisão é reduzir o número de decisões que você deve tomar em um determinado dia. Procure maneiras de otimizar suas escolhas. Evite a tomada de decisão aleatória usando listas ao longo do dia. As listas de tarefas nos mantêm no caminho certo. As listas de compras ajudam-nos a percorrer os corredores de compras tentando decidir o que comprar.

Planeje suas refeições na noite anterior para saber o que você está fazendo no café da manhã, se vai ou não almoçar e o que você vai fazer para o jantar. Pare de experimentar 10 roupas diferentes pela manhã; escolha suas roupas antes do tempo. Encontre maneiras de automatizar certas decisões, como a inscrição no pagamento automático de contas para as contas regulares. Em vez de pensar em qual rota tomar ao dirigir em algum lugar, use um GPS para ajudá-lo a navegar para onde você precisa ir.

 

2. Delegue decisões.

Você pode delegar decisões da mesma maneira que você delegar tarefas. Ao dar a responsabilidade pela tomada de decisões a outras pessoas, você reduz o número de decisões em sua lista. Considere suas responsabilidades em sua vida doméstica, trabalho e em outros lugares. Existem obrigações que você pode delegar a outra pessoa? Isso significa que você precisará parar de micro gerenciar os que estão ao seu redor e ter certeza de que eles farão sua parte.

Os gerentes podem delegar algumas decisões aos funcionários. Os pais podem delegar certas coisas para as crianças. Há momentos em que podemos delegar a amigos e familiares. Isso

pode ser tão simples quanto pedir a um amigo para montar uma lista de reprodução para uma festa ou perguntar à pessoa com quem você está se encontrando para escolher o restaurante para o jantar. Quando bem feito, a delegação pode capacitar as pessoas e mostrar a elas que você confia nelas.

 

3. Tenha um processo para tomar decisões.

Quando você tiver que tomar decisões difíceis ou importantes e tiver várias opções para pesar, use um processo de decisão para ajudá-lo a fazer a melhor determinação. Um processo bem estabelecido ajuda você a analisar suas escolhas, listando as opções e os fatores que você precisa considerar e, em seguida, marcando-as pela importância de cada fator que está pesando. Isso pode parecer complicado, mas quando você pegar o jeito, esse tipo de processo de tomada de decisão pode se mostrar imensamente útil.

Com um processo você pode esclarecer a confusão e remover a emoção quando você se depara com múltiplas opções e inúmeras variáveis. Ao contrário de uma simples lista de prós e contras, um processo de decisão permite atribuir importância a cada fator.

 

4. Tome grandes decisões pela manhã.

Pesquisadores descobriram que a hora do dia afeta nosso julgamento e nossa capacidade de tomar as melhores decisões. Pode parecer que as pessoas tomam as melhores decisões pela manhã e as noturnas tomam as melhores decisões durante a noite, mas os pesquisadores descobriram que isso não é verdade. Para a maioria de nós, a melhor hora do dia é de manhã – é quando tomamos decisões precisas e conscientes. À tarde, a maioria das pessoas atinge um platô e, à noite, começamos a tomar decisões arriscadas.

Segundo o estudo, as pessoas tendem a mudar suas políticas de tomada de decisão ao longo do dia. De manhã, eles tendem a ser mais cautelosos e meticulosos em suas escolhas. Mas à medida que o dia passa e a fadiga decisiva se instala, eles começam a tomar decisões mais arriscadas. Portanto, se você tiver uma grande decisão que requeira consideração cuidadosa, procure fazê-la de manhã.

 

5. Limite suas opções.

Ter muitas opções vai te estressar. Você fica atolado na tomada de decisões e começa a duvidar de si mesmo. Isso geralmente acontece quando estamos fazendo compras e nos defrontamos com opções e alternativas infinitas. Nossa fadiga de decisão é aumentada pelo nosso desejo de olhar ao redor e obter o melhor negócio. Tudo isso consome muita energia e sobrecarrega o cérebro.

Tente reduzir suas opções, para que você tenha um número limitado de opções. Muitas vezes, o benefício de gastar muito tempo investigando uma ampla gama de opções é insignificante – você pode economizar alguns trocados, mas acabará se sentindo ansioso e sobrecarregado. Tome uma decisão e siga em frente.

 

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