Se você está seriamente estressado no trabalho, veja como lidar com isso.

 

Vamos encarar: muitas das nossas ferramentas de gerenciamento de estresse – tomar um banho de espuma, assistir aos nossos programas favoritos na TV, ir à academia ou beber um copo de cerveja ou vinho – não são exatamente apropriados ou possíveis no local de trabalho. Então, como podemos lidar com o estresse sério no trabalho? Para obter a resposta, nós nos voltamos para essas seis ideias desestressantes.

 

  1. Incorporar “pausas” em seu dia de trabalho.

Se puder, programe cinco minutos para cada hora de trabalho em que possa respirar fundo, alongar-se ou mesmo meditar, sugere Gloria Mitchell, coach pessoal de crise e desempenho. Para respirar profundamente, “inspire por cinco segundos, segure e exale por cinco segundos”, ela diz – e recomenda o YouTube para sessões guiadas e meditação que você pode fazer em sua mesa.

 

  1. Visualize, cheire e toque em uma planta (ou olhe pela janela).

Isso pode parecer estranho, mas muitos locais de trabalho não são perfumados. Mas aqueles que são – especialmente com ervas, como a camomila – podem ser relaxantes. Então, adicione uma planta perfumada à sua mesa – e quando se sentir estressado, inspire.

Se você já tem uma planta não perfumada em sua mesa, não se preocupe. Ela pode ajudá-lo a desestressar também. Sentir suas folhas permite que você use uma parte diferente de seu cérebro e restaura sua atenção para algo natural – em vez de listas e demandas.

Nenhuma planta? Sem problemas. Apenas olhar pela janela para as árvores ou para a vegetação também pode ajudar.

 

  1. Pegue um lanche ou bebida saudável.

Fome e desidratação desempenham um papel enorme na agitação e exacerbação do estresse, diz Mitchell. Então, quando você se sentir estressado, pergunte a si mesmo se está com fome ou desidratado. Se você estiver se sentindo assim, vá até o bebedouro e pegue um copo de água – e prepare lanches saudáveis que você pode comer em sua mesa.

 

  1. Use seu almoço para sua vantagem.

Se você puder, gaste sua hora do almoço fazendo mais do que apenas comendo, diz Mitchell. Mas não deixe de comer, não importa o que aconteça. “Isso pode significar caminhar, ler um livro ou até mesmo assistir a uma comédia engraçada em seu telefone”, diz ela. “O principal objetivo é sair da sua mesa, de preferência ao ar livre, e se concentrar em algo diferente do seu trabalho durante a hora do almoço.”

 

  1. Ouça sons da natureza relaxantes.

Em vez de tocar sua playlist de festa no trabalho, considere mudar para uma trilha sonora de sons da natureza, o que vai acalmá-lo e ajudar a liberar o estresse. Os sons podem ser de água, floresta, prado, vento ou folhas. Mas não importa qual som você escolha, esse ruído branco pode reduzir a pressão arterial, a pulsação e os níveis de cortisol, todos elevados em pessoas com estresse agudo e crônico.

 

  1. Desligue suas notificações.

Desde a agitação do seu telefone até os alertas do seu computador quando você recebe mensagens, você recebe notificações o dia inteiro – e isso pode causar estresse. Desligar as notificações por alguns minutos permite-lhe perceber que existem coisas na vida mais importantes do que elas. É claro que você precisa ativá-los novamente, mas não há nada de errado com uma pausa de cinco minutos das notificações enquanto você simplesmente relaxa.

 

Imagem cortesia: Pixabay