Veja algumas técnicas de gerenciamento de tempo que você provavelmente achará útil. 

 

Manter-se atualizado com as obrigações familiares, lidar com questões de saúde e abordar apenas as demandas diárias de administrar um negócio pode deixá-lo atordoado. Quando esses sentimentos começam a crescer, descobrimos que empregar algumas ou todas as técnicas a seguir pode ser útil para diminuir a ansiedade e o estresse. 

 

Anote! 

O primeiro passo para controlar suas tarefas é anotá-las. Sim, você precisa fazer uma lista de tarefas. No entanto, a lista pode ser eletrônica ou em papel. Uma lista de tarefas por escrito ajuda você a visualizá-las. Isso lhe dá uma maneira de priorizar suas tarefas. Além disso, ao anotar, você não precisa mais mantê-las exclusivamente em sua mente. 

A lista lembra suas tarefas para você. Se você acordar no meio da noite com tarefas pesando em sua mente, escrevê-las pode ajudá-lo a liberá-las para sua lista e voltar a dormir. 

 

Gerencie seu tempo 

Uma vez que você tenha escrito sua lista de tarefas, reduza-a empregando essa técnica de gerenciamento de tempo: 

Excluir – Veja sua lista e elimine todos os itens que não são absolutamente necessários. Muitas pessoas lutam com essa parte do processo. Seu raciocínio é: “Se uma tarefa específica não fosse necessária, por que eu a colocaria na minha lista de tarefas?” Se você não conseguir excluir um item de baixa prioridade, mova-o para o final da lista.  

Delegar Passe tudo que puder para uma ajuda competente que o ajudará a completar as tarefas. Lembre-se, você não pode e não deve fazer tudo sozinho. Não fique preso à falsa noção de que você não tem tempo para delegar, que ensinar alguém a fazer uma tarefa levará mais tempo do que fazer você mesmo. Além do mais, os dividendos compensarão o tempo de treinamento se você escolher sabiamente. Se você está preocupado com o fato de outras pessoas assumirem tarefas de alta importância, defina acompanhamentos no seu calendário. Agende em um tempo para garantir o trabalho ou fazer correções, se necessário. 

Faça Programe o tempo para realizar itens no topo da sua lista. Manter um calendário e segui-lo de acordo com sua lista de prioridade é extremamente útil. 

Lide com os atrasos Itens que você não foi capaz de fazer, excluir ou delegar permanecerão na parte inferior da sua lista. Esta categoria pode ser problemática, a menos que você fique atento. Então, examine sua lista diariamente. Certifique-se de que os itens atrasados não se tornem uma prioridade, de modo que eles precisam ser movidos para cima. Em vez disso, trabalhe para mover esses itens para as três categorias acima. 

 

Priorize e foque 

Quando o seu calendário diz que é hora de trabalhar na sua lista de tarefas, você precisa se concentrar. Escolha o item que requer sua atenção imediata ou aquele que causará o impacto mais positivo e o faça. 

Os outros itens ainda podem pesar em você, mas você deve se concentrar. Se o foco for um problema, defina um temporizador por 25 minutos. Trabalhe diligentemente em sua prioridade máxima por esse período de tempo. Quando o cronômetro tocar, avalie seu progresso e reinicie o cronômetro. Algumas pessoas chamam isso de Técnica Pomodoro. Trabalhar em rajadas curtas ajuda muitas pessoas que têm problemas de foco. 

 

Cuide das pessoas em sua vida – incluindo você mesmo 

Com todo o foco nas tarefas, é importante lembrar as pessoas em sua vida. Isso inclui você mesmo. Arranje tempo para dormir adequadamente, comer alimentos saudáveis e passar algum tempo com a família e amigos. 

E, sim, pode ser fácil ignorar essas pessoas quando a ansiedade é alta. Mas resista a esse desejo de trabalhar, porque passar tempo com outras pessoas ajuda você a voltar ao seu trabalho mais revigorado, aumentando sua produtividade geral. 

Não importa quanto trabalho você tenha pra fazer, pare em seu horário. Todas as noites, passe algum tempo junto com sua família, coma alguma coisa e relaxe. O trabalho ainda estará lá de manhã, mas você estará pronto pra isso. 

 

Imagem cortesia: Pixabay