A procrastinação afeta todos. Ele toma a maioria das pessoas quando estão cansadas ou entediadas; mas para alguns, a procrastinação pode ser um vício. Elas evitam o trabalho o tempo todo durando o dia, apenas para ir para casa e trabalhar até tarde da noite, tentando freneticamente terminar o que eles poderiam ter concluído facilmente antes do jantar.

 

    “A procrastinação é o ladrão de tempo” -Charles Dickens

 

Com os feriados se aproximando, a alta temporada para a procrastinação está chegando. É ainda mais difícil fazer o trabalho quando você está preso no escritório, desejando aproveitar o tempo com a família e os amigos.

Ainda assim, o ciclo de procrastinação pode tornar-se incapacitante em qualquer época do ano; o que é preocupante, porque estudos recentes mostram que a procrastinação aumenta o estresse, reduz o desempenho e leva à má saúde.

Psicólogos realizaram um experimento interessante onde ofereceram aos estudantes universitários um intervalo de datas, em vez de uma única data de vencimento para seus trabalhos. Os pesquisadores rastrearam a data em que os alunos entregaram seus papéis e compararam isso com seus níveis de estresse e saúde geral. Os alunos que esperaram até o último minuto para entregar seus papéis tiveram maior estresse e mais problemas de saúde do que outros. Eles também receberam notas ruins em comparação com os alunos que entregaram antes.

A procrastinação é alimentada por desculpas. Não podemos esperar superar a procrastinação e melhorar nossa saúde e produtividade até conseguir superar os hábitos mentais negativos que nos levam a procrastinar em primeiro lugar.

 

“Não sei por onde começar”.

 

Paradoxalmente, muitas vezes ficamos congelados quando confrontados com uma tarefa difícil. Quando uma tarefa é particularmente difícil, você precisa de todo o tempo que recebeu para completar. Não faz sentido desperdiçar um tempo valioso, permitindo-se ficar sobrecarregado com a complexidade da tarefa.

A chave aqui é não permitir que o medo do todo o impeça de se engajar nas partes. Quando algo parece muito difícil, basta quebrar em pedaços. O que você pode realizar em 60 minutos que o ajudará a matar a besta? Então, o que você pode fazer em mais 60 minutos?

Dividir sua tarefa em períodos mais curtos (onde o esforço é garantido) permite que você mude seu estado mental. Quando se trata de tarefas desafiadoras, a inatividade é o inimigo.

 

“Há muitas distrações”.

 

Para a maioria de nós, começar um grande projeto é um desafio. Nós tropeçamos por todo tipo de tarefas menores e irrelevantes que nos distraem da tarefa real. Nós respondemos e-mails, fazemos ligações, verificamos as notícias on-line… qualquer coisa para evitar o elefante na sala.

Estar ocupado não é o mesmo que ser produtivo. Quando você se encontra evitando uma tarefa particularmente importante, desacelere e visualize o que acontecerá se continuar a adiar a tarefa. Distrações entorpecem você, deslocando sua atenção para longe dessas consequências (longe da realidade). Lembrar-se do que acontecerá se continuar procrastinando é uma ótima maneira de tornar as distrações menos encantadoras para que você possa se concentrar em seu trabalho.

 

“É muito fácil”.

 

Tarefas que são muito fáceis podem ser surpreendentemente perigosas, porque é fácil subestimar quanto tempo elas levarão para completar. Uma vez que você finalmente se sente para trabalhar neles, você descobre que não se deu tempo suficiente para completar a tarefa (ou, pelo menos, completá-la bem).

Se uma tarefa for muito fácil, desenhe as conexões para a imagem maior, porque essas conexões tornam as tarefas mundanas uma parte fundamental do seu trabalho (e faça isso agora). Por exemplo, você pode odiar fazer o lançamento de dados num sistema, mas quando você pensa sobre o papel que os dados desempenham nos objetivos estratégicos do seu departamento, a tarefa se torna valiosa. Quando as coisas menores, aparentemente insignificantes, não são feitas ou são feitas mal, tem um efeito ondulante que é sentido por um longo tempo?

 

Imagem cortesia: Pixabay