Um plano de três etapas para religar e rejuvenescer seu cérebro.

 

Liderança é difícil. É natural perder a motivação. Com que frequência você se vê perdendo a motivação no trabalho? Uma vez por mês? Uma vez por semana? Todo dia? É especialmente difícil manter-se motivado quando você está estressado. Você se sente letárgico. Não há alegria no seu trabalho. O estresse faz com que sua motivação diminua por um motivo.

Uma pesquisa mostrou que nossa força de vontade é finita e sempre passageira. É como um carro que consome gasolina. Quando a gasolina fica baixa, o carro perde força e para. Não importa o quanto o motorista queira avançar, o carro está preso. Precisa de reabastecimento.

A boa notícia é que você pode reabastecer sua motivação de qualquer lugar, sem precisar ir a um posto de gasolina ou pagar um centavo. Felizmente, nosso cérebro é poderoso. O estresse prejudica as sinapses neurais em nosso cérebro, mas quando enfrentamos o estresse, podemos literalmente religar e rejuvenescer nosso cérebro. Aqui estão três etapas que você pode aplicar sempre que sentir que sua motivação foi prejudicada.

 

  1. Identifique que tipo de estresse você está enfrentando.

 

O estresse vem em quatro sabores principais. É importante identificar e entender qual você está sentindo. Primeiro, há estresse de tempo. Ele ocorre quando você se preocupa com o tempo ou com a falta dele.

Prazos iminentes geralmente causam outro tipo de estresse. Como líder, você não é estranho a ele, também chamado estresse antecipatório. Quando você está preocupado com uma apresentação ou reunião do conselho, está sofrendo um estresse antecipado. Lembra da Lei de Murphy? Se alguma coisa pode dar errado, vai dar.

O terceiro tipo de estresse, chamado situacional, ocorre quando você sente que não está no controle. Como líder, você pode experimentar um estresse situacional quando seu status cai ou sofre danos à reputação.

O tipo final de estresse é chamado de estresse por encontro. Ocorre quando suas interações com os outros fazem com que você se sinta desconfortável. Quando você interage com um colega de trabalho tóxico, pode experimentar um estresse por encontro.

Também é importante entender se você está sofrendo de desgaste ou estresse. O esgotamento ocorre quando o estresse continua por muito tempo. Quando você está sofrendo de cansaço, sente-se esgotado. Seu sistema imunológico é afetado e é mais provável que você fique doente. Você também se sente desamparado e perde a motivação.

O estresse é menos extenso. Quando você o experimenta, sente que está sendo exigido demais de você e pode experimentar efeitos físicos, como tensão muscular e dores de cabeça, mas não se sente vazio e desapegado como quando se sente esgotado.

 

  1. Encontre um parceiro.

 

É mais fácil lidar com o estresse como uma equipe. Tente encontrar alguém para ajudar a recarregar sua motivação. Se você a perdeu para um projeto, tente discutir suas entregas com um colega ou amigo.

Se você perdeu a motivação para aprender uma nova habilidade, tente compartilhar seus aprendizados e experiências com um colega de trabalho.

Tente dar um ao outro incentivo. Discutir suas experiências com outra pessoa pode ajudar a reacender seu interesse e motivação. Ter um parceiro também o mantém responsável.

 

  1. Acompanhe seu progresso.

 

Muitos líderes confundem ação com progresso. Só porque você está se movendo não significa que está progredindo. Quando você não sabe para onde está indo ou até onde está indo, é natural perder a motivação.

Você pode se preparar para o sucesso definindo metas de progresso para eliminadores de estresse. Quando você tem uma luz orientadora, é muito mais fácil manter-se motivado.

Em termos de um projeto de trabalho, você deve usar indicadores-chave de desempenho e benchmarks para acompanhar e monitorar seu sucesso, e sempre deve incluir estresse na avaliação.

Embora o estresse possa ser um conceito nebuloso, é surpreendentemente fácil avaliar se você sabe o que está procurando. Isso ocorre porque o estresse é comumente associado a sintomas cognitivos, emocionais, interpessoais, físicos e espirituais.

Seus check-ins de progresso devem avaliar quais e quantos sintomas de estresse você teve, a extensão e com que frequência. Você experimentou uma perda de motivação? Tensão muscular? Perda de apetite ou aumento da alimentação? Resfriados frequentes? Retraimento social? Comportamentos impulsivos ou repetitivos?

É importante manter um registro do seu progresso e gerar recompensas. Lembre-se de dar um tapinha nas costas, mesmo para pequenas vitórias. Qualquer progresso é um bom progresso. Quando você atinge marcos críticos, por que não se recompensa e comemora seu sucesso? Você merece isso. Além disso, ajudará você a ficar engajado e motivado.

 

A motivação é contagiosa, portanto, siga estas etapas para sobrecarregar sua motivação e espalhá-la para outras pessoas e para o mundo. Mais importante, cuide-se bem.

 

Imagem cortesia: Pixabay