Trabalhar mais não significa realmente progredir no trabalho ou na vida pessoal.

 

Em 1914, apenas seis anos depois que o Ford Modelo T tomou a América de assalto, Henry Ford deu um passo radical e revolucionário: dobrou o salário de seus trabalhadores e cortou turnos em suas fábricas de nove horas para oito.

Não é de surpreender que a ação da Ford tenha sido ridicularizada por muitos na época. Mas não demorou muito para provar que seus críticos estavam errados. E até hoje, em parte graças à inovação da Ford, a pesquisa mostra que a quantidade certa de trabalho pode desempenhar um papel vital para manter os trabalhadores saudáveis e produtivos.

E se mais de nós – especialmente aqueles propensos ao vício em trabalho – pensassem como Henry Ford?

 

As promessas do vício em trabalho são mentiras

 

A decisão revolucionária da Ford ocorreu mais de meio século antes que alguém falasse sobre dependência de trabalho. O psicólogo americano Wayne Oates cunhou o termo “viciado em trabalho” em 1971, definindo-o como “a necessidade incontrolável de trabalhar incessantemente”.

Mas esse pedaço da história revela uma verdade atemporal: quando trabalhamos demais, todos sofrem. Eu, pessoalmente, senti – e cedi – a essa pressão nos meus próprios negócios.

Mas, na verdade, não há evidências de que trabalhar mais traga benefícios reais para o resultado geral. Em um estudo, os gerentes não sabiam a diferença entre trabalhadores que realmente trabalhavam 80 horas por semana em comparação aos que simplesmente fingiam. Os pesquisadores não encontraram evidências de que trabalhar menos significasse realizar menos, ou vice-versa.

Muitos de nós se concentra obsessivamente no trabalho porque é bom ter um propósito. Ser talentoso em alguma coisa e contribuir para uma causa maior certamente pode melhorar nossas vidas. Mas trabalhar demais pode ter o efeito oposto.

Estudos sugerem que o excesso de trabalho está relacionado a vários problemas de saúde, incluindo estresse crônico, falta de sono, abuso de substâncias e até depressão. Também foi demonstrado que o excesso de trabalho acelera o declínio cognitivo e os problemas de memória, o que é contrário ao trabalho em si.

 

Você não pode agradar a todos o tempo todo

 

Se você acha que agradar a todos fará com que você seja bem-sucedido, lembre-se de que menos pessoas serão felizes a longo prazo se você se esgotar. Comece examinando sua capacidade de doar. Quando você é transparente consigo mesmo e com os outros sobre o que pode e o que não pode fazer, produzirá um trabalho melhor e manterá sua sanidade intacta.

 

Encontre significado fora do seu trabalho

 

Como mencionado anteriormente, muitos de nós dedica a vida ao trabalho porque é gratificante ser bom em alguma coisa. É divertido ser criativo, resolver problemas e afirmar que é necessário. Mas é importante ter meios criativos e satisfatórios fora do trabalho também.

Encontre um objetivo em sua vida pessoal investindo tempo em relacionamentos. Adote um hobby como escrever, fotografar ou pintar para manter seus sucos criativos fluindo para fora do escritório.

Ofereça-se em uma organização local para sentir que está ajudando as pessoas de maneira tangível. Pode parecer contraproducente a princípio, uma vez que hobbies e relacionamentos nem sempre trazem as mesmas recompensas quantificáveis que os aumentos de salário ou um novo cliente. Mas com o tempo, você terá algo a esperar além de verificar seu e-mail.

 

Quebre pequenos hábitos

 

Quebrar um vício em trabalho não é apenas mudar sua mentalidade. Também exige hábitos alterados. Por exemplo, se você mostrar a seus colegas, gerente e clientes que você está disponível após o horário, atendendo chamadas ou verificando e-mails no fim de semana, está definindo um precedente. As pessoas esperam que você esteja disponível às 19h na terça-feira ou no domingo de manhã, e você perpetua o ciclo.

Pense em como seus hábitos cotidianos perpetuam seus comportamentos de trabalho mais amplos e depois concentre-se em corrigi-los. Por exemplo, quando quero manter meu trabalho no escritório, coloco meu telefone no modo “não perturbe” depois das 18h. Esse hábito é pequeno, mas me treina para estar totalmente presente quando estou com minha família.

 

Comece e termine seus dias com algo além do trabalho

 

Como você começa sua manhã irá definir o tom para o resto do seu dia. Se você verificar seu e-mail comercial antes de sair da cama, estará “ligado” antes mesmo de chegar ao escritório.

A assistente social Melody Wilding incentiva a começar seus dias com rituais que o deixam feliz. “Comece o dia com um ritual matinal que o deixe feliz. Isso ajudará você a criar uma sensação de domínio e autocontrole, tudo antes de você entrar no escritório ou abrir sua caixa de entrada”, ela escreve. “Termine o dia com uma atividade divertida para ter um motivo para sair do trabalho na hora.”

 

Pergunte a si mesmo o que realmente importa para você

 

Por fim, como você gasta seu tempo reflete o que você valoriza. Se você deseja superar seu vício em trabalhar, pergunte-se por que trabalhar menos é importante para você. Como você quer se sentir? Para que você quer viver? Com quem você quer passar mais tempo?

Lembre-se: ao controlar seu vício em trabalho, você não está apenas trabalhando menos. Você também está melhorando sua saúde, criatividade e produtividade. Você está se tornando mais disponível para as coisas – e as pessoas – que mais importam para você.

 

Imagem cortesia: Pixabay