Um guia de cinco etapas para ir além da rotina matinal típica.

 

Nas mídias sociais, as manhãs parecem felizes. Parece que todo mundo cumprimenta o dia com meditação à beira-mar, elixires verdes ou uma corrida. Embora todas essas atividades sejam dignas, suspeito que esses momentos felizes sejam a exceção, não a regra. Para muitos de nós, as manhãs são difíceis. O alarme dispara muito cedo. Estamos fazendo malabarismos com crianças, animais de estimação, mensagens de texto, arquivos ausentes e torradas queimadas.

Aprendi que a primeira hora da minha manhã influencia diretamente o resto do meu dia. Se eu pressionar a tecla soneca e pular a academia, não me sinto tranquilo até a hora do almoço. Mas se eu acordar descansado e começar o dia com intenção, estou pronto para enfrentar o que acontecer depois. Para os empresários, todos os dias trazem novas possibilidades. A questão é: como você as capitalizará?

 

Trate-se como uma criança

 

“Medo da manhã” é aquele sentimento de corrida mental que geralmente surge logo após você acordar. De repente, seu cérebro começa a catalogar todas as suas tarefas e todas as lutas que você está enfrentando. Primeiro, respire fundo. Em seguida, considere algumas pesquisas poderosas da neurocientista Lisa Feldman Barrett. Como Barrett explica, as emoções não são reflexões concretas da nossa realidade externa.

“Sempre que você se sente infeliz”, Barrett escreve em seu livro “Como as emoções são feitas: a vida secreta do cérebro”, é porque você está experimentando um efeito desagradável devido a sensações físicas.”

Nossos cérebros tentam prever os motivos dessas sensações físicas, e muitas vezes erram o alvo. Por exemplo, você pode estar cansado de uma noite agitada. Ou talvez você esteja com fome, desidratado ou dolorido. Antes de se afogar em pensamentos negativos, atenda às suas necessidades básicas. Beba um copo grande de água e coma algo nutritivo. Desfrute de um banho quente. Não deixe sua mente entrar em pavor ou ansiedade quando o problema costuma ser físico.

 

Estabeleça seus rituais favoritos

 

Levante a mão se estiver cansado das “rotinas matinais”. Eu também. Nos últimos anos, ouvimos dizer que um dia produtivo exige de tudo, desde ioga antes do amanhecer até mergulhar em água gelada. Então, vamos falar sobre rituais.

A primeira hora da sua manhã deve fundamentar e energizar você. Deve destacar as atividades que fazem você se sentir calmo e, idealmente, animado com o dia seguinte. Isso pode significar meditar ou até mesmo arrumar sua cama. Talvez você queira saborear uma xícara de café excepcional.

Não há regras – apenas o que funciona para você. Experimente descobrir o que o prepara para um ótimo dia. Depois, reflita sobre como essas atividades fazem você se sentir. É mais provável que continuemos com rituais específicos se rotularmos os sentimentos positivos que eles provocam.

A eficiência também pode ser sua amiga. Minimize o atrito planejando seu guarda-roupa (ou estabelecendo um uniforme diário), preparando as refeições e organizando “compromissos” de condicionamento físico em seu calendário para reduzir o cansaço das decisões e transformar rituais em hábitos.

 

Mexa-se

 

Falando em fadiga de decisão, é cada vez mais difícil tomar boas decisões à medida que o dia se desenrola. É por isso que é mais fácil escolher um café da manhã saudável ou uma sessão de ginástica pela manhã do que às 18h, quando você já fez centenas, até milhares de decisões. Se você consegue se exercitar antes do trabalho, é uma ótima opção.

Se as manhãs simplesmente não funcionam para você, inscreva-se em uma aula de ginástica no final do dia ou planeje encontrar um amigo para passear. Estudos mostram que o exercício regular melhora a concentração e a memória, acelera o aprendizado, prolonga a resistência mental, melhora a criatividade, reduz o estresse e eleva o humor. Como escreve o psicólogo Ron Friedman na Harvard Business Review, “em vez de ver o exercício como algo que fazemos por nós mesmos – uma satisfação pessoal que nos afasta do nosso trabalho – é hora de começarmos a considerar a atividade física como parte do próprio trabalho”.

 

Lide com as tarefas críticas primeiro

 

Se você já lutou para realizar um trabalho ainda essencial, no início do dia, pode culpar o que os cientistas chamam de “efeito de urgência”. Nosso cérebro está preparado para buscar satisfação imediata com recompensas de longo prazo. Novas pesquisas também mostram que temos mais chances de escolher pequenas tarefas com prazos urgentes do que tarefas importantes sem prazos. Temos que combater nossa própria biologia para ser produtivo, em vez de apenas nos mantermos ocupados.

Para enganar o seu cérebro, tente definir objetivos múltiplos. Tome uma tarefa crítica e divida-a nas menores unidades possíveis de progresso. Em seguida, ataque cada tarefa uma por uma. Você também pode tentar a regra dos cinco minutos.

Escolha um projeto e comprometa-se a trabalhar nele por apenas cinco minutos. Então pare – mesmo se você quiser continuar. Essa técnica fortalece o músculo “inicial” e o prepara para retornar à tarefa em questão. A escolha consistente de fazer o que importa na primeira hora do dia também cria confiança, o que, em última análise, parece melhor do que um golpe de dopamina de gratificação instantânea.

 

Seja intencional

 

Há uma razão pela qual tantas pessoas praticam a atenção plena pela manhã. Idealmente, seu cérebro é revigorado e aberto ao mundo ao seu redor após uma noite de sono. A atenção plena pode incluir meditação, mas também pode significar escrita livre, ouvir música ou alongamento suave. De acordo com o Greater Good Science Center da Universidade da Califórnia, Berkeley, a atenção plena está “mantendo uma percepção momento a momento de nossos pensamentos, sentimentos, sensações corporais e ambiente circundante através de uma lente gentil e estimulante”.

A atenção plena ajuda a promover a empatia e a capacidade de estar presente, o que é essencial para os negócios, mas também para uma vida satisfatória. Mesmo que ficar sentado em silêncio ou com um diário não pareça um uso inteligente do seu tempo, ele pagará dividendos.

Assim como o exercício, a atenção plena reduz o estresse, melhora os resultados de saúde e pode fazer de você um líder e um gerente melhores. Mais importante, ele define um tom calmo e positivo para o seu dia – e esse é um dos melhores investimentos que você pode fazer todas as manhãs.

 

Imagem cortesia: Pixabay