Ser o chefe não precisa ser um fardo.

 

Como líder, você tem muito a considerar diariamente. Às vezes pode parecer demais. Com que frequência você acha difícil pensar com clareza? Você já brigou com colegas? Você já sentiu que não há esperança à vista? Sentir-se oprimido é o sintoma número um que as pessoas enfrentam quando estão estressadas. Seu corpo é construído para lidar com rajadas curtas de alto estresse, mas não é para lidar com isso por longos períodos.

Quando você está constantemente sobrecarregado e estressado, seu corpo começa a quebrar. Os hormônios do estresse, incluindo adrenalina, cortisol e noradrenalina, são liberados de forma consistente ao longo de dias, semanas ou até meses, e começam a perturbar o delicado equilíbrio dos processos corporais. Mas há esperança. Mesmo ações simples podem fazer uma grande diferença. Ao mudar sua perspectiva e procurar pontos positivos, você pode aumentar sua flexibilidade cognitiva. Quando você está estressado, o cortisol se liga às células do hipocampo do cérebro e atrapalha sua capacidade de processar novas experiências, mas quando você pensa positivamente, você controla esse processo.

Respire. Aqui estão quatro etapas que você pode seguir para voltar aos trilhos.

 

  1. Pense claramente sobre seus objetivos e prioridades

Quando você está estressado, não consegue pensar com clareza. A velocidade de processamento do seu cérebro diminui e leva mais tempo para processar novas informações, tomar decisões e interagir com colegas.

Você pode ficar frustrado com seus níveis mais baixos de produtividade, o que pode resultar em uma perda de prazer no trabalho. O estresse também prejudica nossa concentração.  A maneira mais eficaz de superar a desaceleração mental e a concentração prejudicada é dar um passo atrás e pensar claramente sobre onde você está indo. Tente criar um mapa do futuro, anotando suas principais metas para o ano. Divirta-se! Coloque suas metas na parede, no laptop e onde puder. Quando terminar, priorize seu tempo para poder atingir seus objetivos. Você pode fazer isso perguntando a si mesmo: “Isso me ajuda a atingir um dos meus objetivos?” Sempre que for solicitado a fazer alguma coisa. Caso contrário, tente não se concentrar nisso. Quando você estiver trabalhando apenas nas coisas mais importantes, ficará menos impressionado.

 

  1. Peça ajuda de outras pessoas

Você não precisa se sentir sobrecarregado sozinho. É importante encontrar alguém em quem confiar. Outras pessoas podem ampliar sua perspectiva e fazer com que você pense de maneira diferente. Conversar e ouvir os outros ajudará a impulsionar o seu processo de pensamento. É importante não se alienar. Os índices de depressão e suicídio estão aumentando entre os executivos. Quando você recebe ajuda de outras pessoas, deve retribuir. Afinal, dar é receber, e há imenso poder na gratidão e na conexão humana. Foi demonstrado que a gratidão diminui uma série de emoções tóxicas, incluindo inveja, ressentimento, arrependimento e depressão, que desencadeiam altos níveis de estresse. Pesquisas mostraram que a gratidão está associada a níveis 23% mais baixos de cortisol e outros hormônios do estresse, incluindo adrenalina e noradrenalina. Como você está indo até agora?

 

  1. Seja criativo

Os líderes geralmente caem em uma rotina que pode parecer monótona. É importante dar um passo atrás e mudar as coisas. Você pode fazer isso encontrando um espaço que permita que seus sucos criativos fluam. Tente respirar fundo e sua mente divagar. Você também deve ser curioso e se perguntar. Vá de ideia em ideia sem restrições. Como é? Pesquisas mostraram que apenas 45 minutos de atividade criativa diminuem significativamente os níveis de estresse. E nem importa se você é talentoso artístico ou criativo. Como o cérebro é flexível, ele pode se reorganizar ao longo do tempo, aprendendo a lidar e se adaptar aos desafios. Quando você está sendo criativo, a quantidade de substância cinzenta no seu cérebro pode aumentar, novas vias neurais podem se desenvolver e as redes neurais existentes podem se expandir. A criatividade promove a plasticidade do cérebro. A associação de padrões visuais com ações motoras pode causar a formação de novas redes neurais. Sinta seus níveis de estresse diminuírem ao sair da crise e colocar as coisas em perspectiva.

 

  1. Defina o problema

É natural ficar impressionado quando se sente sem esperança. Você pode controlar sua situação anotando o problema ou o que você acha que é o problema que está fazendo com que você se sinta sobrecarregado. Em seguida, divida-o em pedaços menores. Tente descascar a cebola fazendo muitas perguntas. Você não deve parar até não conseguir mais resolver o problema. Ao entender o problema, você se sentirá menos impressionado e poderá lidar com ele. Ufa.

O estimado pintor Jameson Frank disse uma vez: “Nossas maiores batalhas estão com nossas mentes”. Quando você se sente sobrecarregado, está no banco do motorista. Você pode controlar seu destino. Você sairá em um estado mental completamente diferente. Portanto, siga estas quatro etapas para lidar com a sobrecarga. Por quê? Porque quando você será mais produtivo e terá menos estresse e melhores relacionamentos com os outros.

Você acha que outra pessoa poderia se beneficiar ao aprender sobre o estresse? Encaminhe isso para um colega ou amigo. Mais importante, cuide-se bem.

 

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