Renove seu pensamento e tente essas estratégias.

 

O estresse pode nos fazer roer nossas unhas. Pode nos manter rolando e virando na cama. E isso pode nos arruinar. Você sabia que, se estiver exposto a um estresse constante, pode sentir depressão, ansiedade, exaustão e outras doenças mentais?

Sim, o esgotamento é agora oficialmente um diagnóstico de saúde mental reconhecido. A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o burnout em sua Classificação Internacional de Doenças, ou CID-11, uma ferramenta de diagnóstico para provedores médicos. Burnout é descrito como “resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”. O diagnóstico de burnout da CID-11 entra em vigor com as novas diretrizes em 2022.

Se você está enfrentando burnout, felizmente, existem várias estratégias à sua disposição. O primeiro passo é abster-se de táticas que você acha que podem ajudar, mas na verdade exasperam seus níveis de estresse.

Aqui estão três coisas comuns que as pessoas fazem para gerenciar o estresse que realmente ameaçam sua produtividade e bem-estar geral.

 

Se alimentar na mesa trabalho

Onde você comeu seu almoço quando trabalhava? Se você é como a maioria dos profissionais, você almoçou em sua mesa. 62% dos profissionais almoçam em sua mesa, de acordo com um artigo de 2016 do New York Times. Com tanta coisa em nossos pratos figurativos, é fácil usar a hora do almoço como uma oportunidade para produzir mais trabalho.

Mas isso pode fazer mais mal do que bem. Uma pesquisa recente da revendedora de produtos de higiene de escritório, Tork, descobriu que os trabalhadores que fazem pausas diárias têm níveis mais altos de satisfação no trabalho e são mais propensos a ser um membro ativo em sua empresa.

Pular para fora do almoço priva-o de um nutriente que aumenta o estresse – interação social. Os trabalhadores que socializam não são apenas menos estressados, eles também são mais produtivos. Em particular, a socialização aumenta a produção de ocitocina, um hormônio crítico que promove o relaxamento e diminui o estresse.

Então, afaste-se da salada e passe algum tempo no mundo ou converse com seus colegas de trabalho na mesa do almoço.

 

Reclamar

Quando nossos níveis de estresse são altos, é fácil recorrer a reclamações crônicas. Eu ouvi reclamações de meus clientes que estão em toda a escala: “meu colega de trabalho cheira engraçado”, “as luzes são muito brilhantes” ou, meu favorito, “as paredes do escritório são muito chatas”.

Mas reclamar não ajuda muito a aliviar nossos níveis de estresse. Na verdade, o exaspera. Quando nos queixamos, nosso corpo libera o cortisol, o hormônio do estresse, que faz com que a pressão arterial e o açúcar no sangue subam. Ele literalmente reconecta seu cérebro para negatividade.

Então, da próxima vez que você sentir vontade de reclamar sobre um objeto inanimado que está incomodando você, pense duas vezes. Faça algo sobre as coisas que você pode controlar e aceite o que você não pode.

 

Evitar o confronto

A maioria de nós quer nos dar bem no escritório e evitar confrontos com colegas de trabalho que nos causam estresse. Infelizmente, evitar normalmente piora as situações. Muitas vezes é melhor enfrentar a situação de frente. Caso contrário, você pode se surpreender em um momento inoportuno e, então, você é quem cria o ambiente estressante, tanto para você como para os outros.

Tome nota de todas as coisas que estão causando estresse e desenvolva uma estratégia para lidar com elas. Quando se trata de lidar com o comportamento indutor de estresse dos colegas de trabalho, tente seguir o caminho da menor resistência. Se um colega de trabalho frequentemente distrai você com dúvidas, preocupações ou pensamentos aleatórios, tente colocar fones de ouvido para sinalizar que você está ocupado. Se isso não funcionar, tente confrontá-los e explicar essa situação.

Se a situação não melhorar, tente programar o horário de atendimento semanalmente e dizer aos colegas de trabalho que o interrompam apenas durante esses horários, a menos que seja urgente.

 

Quais são as estratégias que você encontrou para gerenciar efetivamente o estresse?

 

Imagem cortesia: Pixabay