Todos queremos ser mais felizes e sentir uma maior sensação de satisfação. Nós amamos a felicidade. Se houver um sorriso ou uma perspectiva positiva a tomar, faremos o nosso melhor para encontrá-la.

Reunindo pesquisas, indicamos algumas alternativas para alcançar a felicidade:

 

  1. Aprenda algo novo, mesmo que seja estressante: dominar uma nova habilidade significa mais estresse agora, mas mais felicidades mais tarde.

 

Se você está disposto a ter um pouco de estresse adicional no curto prazo, você pode experimentar enormes ganhos de felicidade a longo prazo.

Então, aprenda uma nova habilidade. Embora você tenha um pouco mais de estresse, uma pesquisa mostra que você ficará mais feliz em uma base horária, diária e de longo prazo.

Os ganhos desse investimento em tempo e energia foram documentados em um grande estudo, onde, de acordo com o estudo, a chave para a felicidade é escolher uma nova habilidade certa para dominar, desafiar a realizar ou a oportunidade de sair da sua zona de conforto. Os maiores aumentos na felicidade vêm de aprender uma habilidade que você escolhe, ao invés de uma que você acha que deveria ou se sentiu obrigada a aprender.

 

  1. Abrace sentimentos opostos ao mesmo tempo:

 

Reconhecer a complexidade da vida pode ser um caminho especialmente frutífero para o bem-estar psicológico. Pesquisas dizem que sentir-se alegre e abatido ao mesmo tempo é um precursor de uma melhoria no bem-estar. Por exemplo, alguém pode dizer: “Sinto-me triste por causa das recentes perdas na minha vida, mas também estou feliz e encorajado a trabalhar com elas para um resultado positivo”.

Então não ignore os sentimentos negativos. Abrace-os, e depois trabalhe ativamente para superar qualquer problema que enfrente.

 

  1. Investir em um bom aconselhamento: a terapia é 32 vezes mais eficaz do que o dinheiro.

 

O dinheiro pode comprar a felicidade?

Não, mas garante sessões de terapia.

Estudos baseados na análise de sessões identificaram como o bem-estar mudou devido a terapia, e aumentos repentinos de renda, como receber um aumento de salário ou ganhar a loteria.

Basicamente, conseguimos mais felicidades para o nosso dinheiro pagando pela terapia ou recebendo dinheiro na mão?

Os resultados foram incrivelmente desequilibrados:

A terapia foi 32 vezes mais eficaz do que o dinheiro.

Se você está procurando a felicidade, nunca tenha medo de se perguntar se você está olhando nos lugares certos.

 

  1. Diga “não” a quase tudo. Melhor ainda, diga “Eu não”.

 

A diferença entre pessoas bem-sucedidas e pessoas muito bem-sucedidas é que pessoas muito bem-sucedidas dizem não para quase tudo. Sobrecarregar seu dia é uma receita para a infelicidade. Então, se você quer ser feliz, obtenha algumas vitórias rápidas, dizendo que não.

Mas diga não o caminho certo: diga “Eu não”. Acredite ou não, usar a frase “Eu não” é até oito vezes mais eficaz do que dizer “Eu não posso”. É mais que duplamente eficaz versus um simples não.

 

  1. Prepare-se para o pior; espere o melhor: Adote a abordagem samurai para a felicidade.

 

Os guerreiros samurai tinham dois elementos essenciais para se comportar no melhor dos casos: eles treinavam extremamente e preparavam-se para o pior.

O último elemento, a chamada “visualização negativa”, tem suas raízes no estoicismo, no que os estóicos chamam de “premeditação” – que, na verdade, exige que se pense com cuidado e em detalhes e conscientemente sobre o quão mal pode acontecer. Na maioria das situações, você descobrirá que sua ansiedade ou seus medos sobre essas situações foram exagerados.

Outro benefício da visualização é que você se sente mais com controle quando você tem um plano para vários resultados.

 

Imagem cortesia: Pixabay