Se ficar sozinho deixa você desconfortável, há alguns pequenos passos que você pode tentar.

 

Quando foi a última vez que você decidiu deliberadamente passar o tempo sozinho, fazendo algo que gostava ou aproveitando o luxo de não fazer nada?

Se foi há muito tempo ou – pior – você não se lembra de ter feito isso, considere mudar seus hábitos. Isso o ajudará a ficar mais calmo e a lidar melhor com os altos e baixos emocionais que todos encontramos.

Há muitas evidências de que optar por passar o tempo na solidão traz benefícios para sua saúde mental. E a maioria das pessoas parece achá-la necessária para um relaxamento real.

No “Teste de Descanso” da BBC, os participantes escolheram uma longa lista de atividades para identificar aquelas que consideravam mais tranquilas. Cerca de 18.000 pessoas em 134 países fizeram o teste, e a leitura, uma atividade normalmente realizada sozinha, foi a escolha número um por uma grande margem.

Passar tempo na natureza era o número dois. E o número três, na verdade, envolvia apenas passar um tempo sozinho. Que tal passar um tempo com amigos ou familiares? Esse era o número 12 da lista, um pouco antes de tomar chá ou café.

Então você provavelmente precisa ficar sozinho para se sentir realmente descansado. Mas, talvez mais importante, a pesquisa mostra que gastar tempo sozinho é uma das maneiras mais eficazes de moderar os altos e baixos de suas emoções. Se você se sentir sobrecarregado por sentimentos de raiva, tristeza, frustração ou confusão, passar um tempo sozinho é uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a se acalmar e começar a se sentir bem novamente.

Em uma série de experimentos, pesquisadores da Universidade de Rochester fizeram centenas de estudantes universitários passarem 15 minutos sozinhos ou com outra pessoa, perguntando e respondendo a um conjunto de perguntas que demonstraram não afetar o humor de uma maneira ou de outra.

Antes e depois da sessão de 15 minutos, sozinho ou com um acompanhante, os participantes preencheram uma pequena pesquisa que identificou seu estado emocional atual. Descobriu-se que, para os sujeitos que tinham sentimentos fortemente positivos ou negativos, eles se dissiparam parcialmente durante os 15 minutos em que estavam sozinhos.

De fato, em um experimento em que os indivíduos foram convidados a passar 15 minutos sozinhos e longe de coisas como smartphones todos os dias durante uma semana, esses sentimentos mais calmos se estenderam um pouco até a semana seguinte. Isso sugere que gastar regularmente um pouco de tempo sozinho pode ter um efeito duradouro no seu humor.

Também sugere que, quando você estiver com raiva, preocupado ou assustado, é uma boa ideia dedicar um tempo para processar essas emoções.

É especialmente importante fazer isso antes de agir de acordo com seus sentimentos, dizendo algo para seu colega de trabalho, amigo, cônjuge ou cliente, do qual você pode se arrepender mais tarde.

 

Como passar o tempo sozinho.

 

Antes de tudo, não faça o que acha que não vai gostar e faça o possível para garantir que a atividade escolhida seja realmente um prazer para você.

Eu particularmente adoro ir ao cinema sozinho. Sem ninguém para me distrair ou para me preocupar, acho que me envolvo mais profundamente na história na tela.

Se isso não agradar, tente passar algum tempo sozinho em seu café ou restaurante favorito com um diário para escrever e/ou um livro para ler.

Escrever em um diário é uma das melhores maneiras de suavizar suas emoções. Sair para uma caminhada, especialmente se você pode fazê-lo em um ambiente natural, é outra maneira que você pode gostar de estar por conta própria, e que também agrega benefícios para a sua saúde.

Você pode fazer qualquer uma dessas coisas – ou qualquer outra coisa que achar realmente agradável. Talvez você goste de pescar. O que quer que você escolha fazer, certifique-se de fazer algo sozinho regularmente. Você vai acabar mais saudável e feliz.

 

Imagem cortesia: Pixabay