Veja como tornar suas segundas-feiras mais toleráveis.

 

Meu fim de semana foi bem sólido. O tempo estava perfeito e pude encontrar alguns amigos que não via há um tempo. Mas no final da tarde de domingo, eu entrei em pânico. Eu não estava exatamente ansioso pela segunda e pela próxima semana. Eu nem sei o porquê. Não havia nada que eu estivesse com medo.

Não é incomum as pessoas terem uma visão ruim das segundas-feiras. Seu horário de sono e dieta estão desativados. Há também uma mudança emocional que vai do fim de semana para a nova semana de trabalho. Os fins de semana são divertidos e cheios de atividades que gostamos de fazer. Segunda-feira, no entanto, representa voltar ao trabalho e ter que fazer as coisas que nem sempre queremos. Considerando que 70% das pessoas odeiam ou estão “completamente desapegadas” do trabalho, isso só piora as coisas.

Um estudo mostra que os retornos do mercado de ações são mais baixos e as taxas de suicídio são mais altas neste dia da semana em particular. Não é de admirar que nossos sentimentos possam confirmar esses dados – que a segunda-feira é o dia menos feliz da semana.

Como resultado, criatividade, motivação e produtividade são atingidas. A boa notícia é que existem maneiras de aumentar sua felicidade e produtividade na segunda-feira. Aqui estão algumas técnicas comprovadas para lidar com esse problema.

 

  1. Identifique o problema.

 

Sara Sutton Fell, CEO e fundadora do FlexJobs recomenda compor uma lista do que está incomodando você. “Talvez seja um colega de trabalho negativo ou uma reunião com seu chefe na segunda-feira de manhã. Talvez você não se sinta desafiado – ou talvez tudo isso acima”, diz ela. “Nos dois casos, ao esclarecer o que está incomodando, você pode ajudar a tentar ser ativo na busca de soluções. É uma maneira de capacitá-lo a assumir o comando e tentar melhorar a situação”.

 

  1. Planeje com antecedência.

 

Pessoalmente, sinto que não estamos ansiosos para as segundas-feiras porque, como os Bangles cantaram: “É apenas mais uma segunda maníaca”. O motivo? Assim que o alarme dispara, você pula da cama e começa a enfrentar o que parece ser um milhão de coisas ao mesmo tempo. Depois de escolher freneticamente seu guarda-roupa e embalar seu almoço, você começa a trabalhar e percebe uma caixa de entrada lotada e uma lista de coisas a fazer.

Uma das maneiras mais eficazes de impedir uma “Segunda Maníaca” é planejar com antecedência. Por exemplo, na sexta-feira à tarde, especialmente depois das 16h, anote suas três principais prioridades que merecem seu foco na segunda-feira. Estabeleça metas realistas para a próxima semana. E, o mais importante, adicione-os ao seu calendário para ter uma ideia de como será sua semana de trabalho.

Falando em seu calendário, revise-o para que você possa se preparar adequadamente. Por exemplo, se houver uma reunião de equipe na quarta-feira, verifique se você enviou lembretes.

Durante o fim de semana, você pode se preparar para a segunda-feira, usando uma hora do domingo. Durante esse período, você pode preparar refeições, arrumar sua mochila e revisar sua programação.

Eu também acrescentaria que, durante o fim de semana, você execute a maior parte de suas tarefas e organiza seu guarda-roupa para a semana. Você não precisa perder seu tempo durante o resto da semana nessas tarefas menos importantes. Você também tomará menos decisões. Isso significa que você terá mais energia mental para suas prioridades mais importantes.

 

  1. Comece a semana com o pé direito.

 

Uma das maneiras mais simples de diminuir sua segunda-feira é começar o dia de maneira positiva. Em vez de pegar o telefone assim que abrir os olhos, respire fundo e pratique a atenção plena. Substitua esses pensamentos negativos por outros mais positivos, como o que você está agradecido e animado. Se você não sabia, foi demonstrado que a gratidão reduz o estresse e melhora a produtividade.

Tome um café da manhã saudável e movimente seu corpo para liberar essas endorfinas. Ouça a música que te anima. Coloque sua roupa de poder. Faça algo bonito como comprar uma xícara de café para um estranho. Embora isso possa não parecer muito, elas são maneiras simples de melhorar seu humor e começar a nova semana com o pé direito.

 

  1. Crie e cumpra uma rotina.

 

Uma rotina diária nos mantém sob controle. Caso contrário, passaremos todos os dias sem propósito. Embora as rotinas variem, pelo menos elas devem incluir um ritual matinal para definir o dia para o sucesso. Você também deve trabalhar em suas tarefas mais importantes quando for mais produtivo e salvar tarefas menos essenciais durante as trocas de produtividade. Passe suas noites relaxando.

Se possível, tente manter sua rotina todos os dias da semana. Você não precisa acordar precisamente ao mesmo tempo ou trabalhar no sábado ou domingo. Mas, mantendo uma rotina, as manhãs de segunda-feira não serão um grande choque para o seu sistema.

 

  1. Mude sua mentalidade sobre a segunda-feira.

 

“Nenhuma dessas coisas curará o medo se você também não mudar de ideia”, escreve Jessica Krampe para Calendar. “Você precisa parar de ver segunda-feira como um dia terrível, horrível, nada bom e muito ruim, e precisa começar a procurar por todas as suas possibilidades: a oportunidade que apresenta um bom começo, a abertura que oferece a você uma semana produtiva”.

 

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