Os líderes que podem perdoar a si mesmos e aos outros ganham enorme respeito e confiança, o que ajuda a diminuir os níveis de estresse.

 

O perdão é uma decisão consciente e deliberada de desculpar alguém que o prejudicou ou afetou adversamente. Não significa esquecer. Trata-se de se libertar da raiva e dos sentimentos negativos e alcançar a paz de espírito.

O estresse é frequentemente causado pelas ações de outras pessoas. Um cliente exige um reembolso total de uma compra sem uma explicação válida. Um funcionário renega o compromisso de ajudar em um projeto. Seu gerente de vendas diz no último minuto que ele não pode concluir uma proposta de negócios, forçando você a trabalhar o fim de semana inteiro para finalizá-la.

Depois, você se sente amargo. Você guarda rancor. É difícil deixar de lado esses sentimentos e, como resultado, seus níveis de estresse geralmente aumentam. Um estudo descobriu que, quando as pessoas mantinham rancor, experimentavam atividade fisiológica aumentada, incluindo tensão muscular, aumento da frequência cardíaca, pressão arterial mais alta e até sudorese, em comparação com quando perdoavam.

Charlotte vanOyen-Witvliet, pesquisadora principal do estudo, explicou: “Quando as pessoas pensam sobre seus agressores de maneira implacável, elas tendem a experimentar emoções negativas mais fortes e maiores respostas ao estresse. Por outro lado, quando essas mesmas pessoas pensam em seus ofensores de maneiras mais tolerantes, tendem a experimentar uma grande emoção positiva, maior controle percebido e emoções e estresse negativos menos potentes no curto prazo”.

Quantas vezes você perdoa os outros? O perdão não é para os fracos de coração – é difícil e não natural. É importante observar que o perdão não significa que você permitiria que a pessoa cruzasse com você novamente. Uma pesquisa Gallup citada com frequência constatou que 94% das pessoas disseram que é importante perdoar, mas apenas 48% disseram que geralmente tentam perdoar outras pessoas.

Quando as pessoas decidem perdoar, muitas praticam o perdão condicional, comprometendo-se a perdoar apenas se o ofensor se desculpar ou prometer não cometer o crime novamente. Um estudo de 2011 publicado no Journal of Behavioral Medicine descobriu que as pessoas que praticam perdão condicional podem ter mais chances de morrer mais cedo do que aquelas com menor probabilidade de se envolverem na prática.

Como você está perdoando? Responda às seguintes declarações de acordo com se elas são verdadeiras ou falsas:

  • Quando alguém me chateia, costumo manter a maior distância possível.
  • Quando alguém me machuca, quero vê-lo pagar.
  • Quando uma pessoa confiável me decepciona, é improvável que eu a perdoe rapidamente.
  • Eu guardo rancor contra alguém há mais de um ano.

 

Quanto mais afirmações você respondeu como verdade, menos o perdão natural chega até você.

Os líderes geralmente acham o perdão difícil, encarando-o como um sinal de fraqueza ou fragilidade. Mas o perdão é essencial para enfatizar a recuperação e a prevenção. Pode até compensar alguns dos efeitos a longo prazo do estresse crônico. Um estudo descobriu que, quando os indivíduos perdoam muito a si mesmos e aos outros, praticamente eliminamos o vínculo entre estresse e doença mental. A autora do estudo, Loren Toussaint, explicou: “Se você não tem tendências perdoadoras, sente os efeitos brutos do estresse de uma maneira não mitigada. Você não tem um amortecedor contra esse estresse”.

Quando foi a última vez que você perdoou alguém? 62% dos americanos dizem que precisam de mais perdão em suas vidas pessoais, de acordo com uma pesquisa do Instituto Fetzer. Não é difícil entender o porquê. De acordo com a Clínica Mayo, existem muitos benefícios associados ao perdão, incluindo níveis mais baixos de estresse, melhora da saúde mental, níveis mais baixos de ansiedade e hostilidade, pressão arterial mais baixa, menos sintomas de depressão, um sistema imunológico mais forte, melhora da saúde do coração e maior autoestima.

Você gostaria de ser melhor em perdoar? Um primeiro passo importante é mostrar empatia pelo ofensor. Isso envolve mudar sua perspectiva. Você também pode melhorar sua capacidade de perdoar, gerenciando suas emoções. Pesquisas mostram que sua capacidade de gerenciar e reparar suas emoções aumenta a probabilidade de você perdoar.

 

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