Diga-me se esse cenário parece familiar: Bocejos, alongamentos; desliga o alarme; verifica mensagens de textos; verifica email e a mídia social – segue para o banheiro;  toma o café da manhã enquanto lê artigos no telefone ou assiste o noticiário matinal na TV; dirige para o trabalho enquanto ouve rádio ou um podcast.

 

Eu acabei de descrever a rotina matinal da pessoa média. E se isso em qualquer lugar se assemelha à suas primeiras horas do dia, você está funcionando em modo reativo. E isso é um grande problema.

 

Como reagir faz você menos bem sucedido.

O sucesso é uma coisa pessoal. Ninguém pode descrevê-lo para você; ninguém pode pedir que você seja bem-sucedido. Você deve se guiar. Mas se você está constantemente apenas reagindo a estímulos externos – sejam eles mensagens, mídias sociais ou notícias – você não tem a oportunidade de dirigir-se da maneira que acha melhor. É assim que você terminar infeliz e insatisfeito com sua vida (como todo mundo!).

 

Quanto mais tempo você gastar apenas reagindo, menos tempo você gasta sendo proativo para atingir seus objetivos.

 

O outro efeito nocivo da reatividade habitual é que ele treina você a procurar gratificação externa quando você realmente precisa estar dirigindo suas próprias realizações. Tome este cenário comum em um ambiente de trabalho comum: Você acabou de descobrir que sua reunião foi cancelada e você tem quinze minutos livres antes da próxima tarefa. O que você faz?

 

Se você é como a maioria das pessoas, você vai pegar automaticamente o seu celular e percorrer suas últimas mensagens e notificações. É a resposta mais comum. No entanto, quando você precisa refletir sobre seu dia ou eliminar alguma tarefa rápida – construindo sua confiança! – reagir simplesmente não faz sentido. Esses momentos oferecem uma ilusão de tempo ganho, mas sem nenhum dos ganhos tangíveis.

 

Porque se treinei para ser exclusivamente proativo.

Se você costuma estar sempre na média, uma hora ou outra você vai perceber que o tempo passou e você não conquistou quase nada. Nesse caso não há quem culpar além de si mesmo. A rotina matinal descrita no primeiro parágrafo? Essa é a rotina de muitos. Em alguns momentos você vai se dar conta que está tão distraído que sequer está trabalhando. O dia acaba passando de uma reação para a próxima sem que você tenha feito nada de concreto.

Atualmente, com o aumento de mídias sociais e mensagens de texto, você inconscientemente se treina para estar perpetuamente distraído. E isso começa logo nas primeiras horas da manhã.

 

Quando você decidir a fazer uma mudança em sua minha vida, você terá que considerar essas primeiras horas do seu dia. Ninguém pode lhe salvar de más decisões além de você mesmo. Então você deve considerar começar seu dia com uma rotina proativa logo cedo. Veja como você pode conseguir isso:

 

  1. Gratidão, a primeira coisa.

Assim que acordar, passe dez minutos refletindo sobre o que você pode estar agradecido. É difícil resistir à tentação de verificar o telefone. (Dica: deixe seu telefone fora do seu quarto). Mas a gratidão pode te deixar centrado, como um tipo de meditação. Isso fez você sentir como se houvesse oportunidades reais para ter sucesso a cada dia. A reflexão vai te inspirar a agir ao invés de apenas reagir às mensagens pipocando na tela do celular.

 

  1. Visualize o dia.

Uma vez que você prepara positivamente sua mente com gratidão, passe entre cinco e dez minutos imaginando algumas coisas:

  • Como você me sentiria depois de dar o seu melhor esforço para o dia: a realização, o orgulho, a confiança.
  • As pessoas com quem faria a diferença através do seu trabalho.
  • Alcançando seus grandes sonhos, profissionalmente e pessoalmente: a independência, a riqueza, o propósito.
  1. Planeje seu dia.

Durante sua reflexão e visualização matinal, muitas vezes surgirá informações sobre o que você precisa fazer para realizar seus sonhos. Então, a planejar por dez minutos o que fazer para atingir seus objetivos e trace metas e rotinas para o sucesso – exercício, meditação, etc. Ter um uma agenda acessível ao longo do dia ajuda a recusar um pouco a tecnologia quando você encontra um tempinho livre.

 

 

  1. Se exercite por alguns minutos.

Não há nada que possa mudar seu humor e aumentar sua confiança tão rápido quanto um bom treino. Depois de ter planejado, tente usar meia hora de seu tempo para algum tipo de exercício: caminhar, correr, andar de bicicleta, etc – o que você sentir que precisava mais naquela manhã. Isso vai te energizou, te deixar mais concentrado, preparado e pronto para enfrentar suas tarefas do dia a dia.

 

  1. Escreva.

Depois de tomar um café da manhã saudável e exercitar seu corpo, corra pra mesa de trabalho. Não se permitia tempo de distração e saiba que se voltar à velha rotina de verificação de emails e mídias sociais, os minutos podem se tornar horas. Ao invés de apenas ler, tente escrever algumas linhas sobre as tarefas do dia. Isso vai te encher de propósito, confiança e foco. Quando terminar, canalize tudo o que é bom para as outras tarefas que te esperam e dê o seu melhor naquele dia.

 

Imagem cortesia: Pixabay