E não pense que você pode “compensar” aquelas horas perdidas apagando no fim de semana. 

 

Por que dormir é importante 

 

Quando somos mais jovens, sentimos menos necessidade de dormir. Acreditamos que podemos dormir tarde, levantar-se cedo e sobreviver com algumas xícaras de café. Isso é tudo o que precisamos para continuar. 

 Porém, um pouco mais velhos, algumas noites com apenas seis horas de sono podem ser o bastante para nos esgotar. Os especialistas nos dizem que o sono é fundamental tanto para a nossa saúde geral quanto para o nosso bem-estar emocional. Perdendo apenas 90 minutos do além das recomendadas sete a nove horas e você ficará menos alerta, prejudicará sua memória, causará problemas em seus relacionamentos e a qualidade de vida geral, além de aumentará a probabilidade de ter um acidente de carro, por exemplo. 

 Se você continuar a acreditar que de alguma forma você pode viver apenas com cinco ou seis horas de sono, você pode estar pedindo por problemas mais sérios, incluindo hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, obesidade e depressão. E, se esses precursores do apocalipse não são suficientes para fazer você se enfiar embaixo dos lençóis, inclua menor desejo sexual e rugas prematuras nessa lista. 

 Obviamente, o sono é importante. Os seres humanos precisam recarregar todas as noites para ser produtivo. Mas as demandas de trabalho, questões familiares e pessoais e dificuldades físicas podem dificultar o sono da noite. Claro que não somos especialistas em sono; no entanto, podemos transmitir algumas dicas que funcionaram para manter-nos saudáveis 

 

Quantidade 

 

Como os números acima indicam, os adultos precisam dormir entre sete e nove horas por noite. Talvez você só precise de sete enquanto outros precisem de oito ou nove, mas para garantir, tente dormir lá pelas 10 horas da noite. Se o trabalho exige que você acorde às 4 da manhã, tente dormir mais cedo para dormir ao menos o mínimo necessário. Isso exige disciplina, mas vale a pena. Apesar do que muitos pensam, realmente não há como recuperar o sono perdido. Dormir no fim de semana não compensará a falta de sono durante a semana. 

 

Consistência 

 

Embora possamos fazer malabarismos com a hora de dormir para acomodar um início precoce, isso não é o ideal. Criar uma rotina vai te ajudar a adormecer rapidamente e a acordar naturalmente – sem um alarme. 

 Indo para a cama, sempre no mesmo horário a cada noite melhora a memória, o desempenho acadêmico e a saúde cardiovascular, entre outros benefícios. Tomando o exemplo da rotina onde você vai dormir todo dia às 10 da noite, logo você se acostumará a acordar naturalmente às 5h. É bem provável que você ainda terá um bom tempo para um banho e o café da manhã. 

 A consistência com os hábitos noturnos permitirá um melhor sono, no geral. Então, entre em sua própria rotina. Desligue a TV e o computador, cuide de sua higiene noturna, leia, reze ou medite. Desenvolver uma rotina relaxante de pré-cama pode ser a chave para diminuir o ritmo de seus pensamentos e conseguir o sono que você precisa. 

 

Qualidade 

 

O número de horas que você dorme é importante, mas a qualidade do seu sono também. Problemas de saúde, envelhecimento, mudanças hormonais e estresse podem privar qualquer um de nós de um sono saudável. Uma dificuldade que ocorre como parte do processo de envelhecimento natural é a incapacidade de dormir continuamente. As pessoas mais velhas podem acabar acordando várias vezes por noite; No entanto, isso também pode afetar indivíduos mais jovens. 

 Exercício diário e uma rotina consistente nos ajudam a adormecer mais rapidamente. Manter o quarto escuro, desligar a TV e evitar líquidos ao menos umas horas antes da hora de dormir – e a cafeína após o meio da tarde – são hábitos que nos ajudam a desfrutar de um sono restaurador.  

 

Não há resolução de problemas à noite 

Em momentos muito importantes em nossa vida profissional, ficar remoendo os assuntos do dia pode atrapalhar sua vigília e fazê-lo acordar pensativo no meio da noite. Uma técnica que você pode empregar é lembrar que você não pode resolver todos esses problemas no meio da noite. De fato, voltar a dormir é provavelmente a melhor coisa que você pode fazer para aumentar suas chances de ser capaz de resolver o problema no dia seguinte, descansado. 

 Como um esforço de última hora, você pode achar útil analisar as questões que permeiam seus pensamentos para que você possa resolvê-los pela manhã. De alguma forma, listar problemas em papel pode ser libertador para a mente, permitindo que você recupere seu sono. 

 Não importa quais os desafios que você enfrenta todos os dias, contar com uma boa noite de sono te ajudará a ter mais sucesso. Precisamos reconhecer que para aproveitar melhor nosso potencial, é necessário de sete a nove horas de sono. Além disso, não podemos enganar esses números por algumas noites e esperamos compensá-lo mais tarde. Não funciona assim. 

 Em vez disso, a melhor estratégia é entrar em uma rotina saudável, tornar nossos quartos um refúgio de serenidade, desligar-se dos problemas do dia e descansar um pouco. Esses hábitos saudáveis aumentarão sua chance de sucesso. 

 

Imagem cortesia: Pixabay